22/05/2013

National Geographic n.º 143

O verdadeiro rosto de Nefertiti
Quem realmente foi esta mulher lendária que reinou no Egipto, com o seu marido, o faraó Akhenaton, há mais de 3300 anos e que continua a fascinar o mundo?

A mordedura que cura
As substâncias tóxicas de vários animais são assassinos eficientes da natureza. No entanto, a sua capacidade para actuar de forma selectiva sobre as funções corporais abre inúmeras portas para o desenvolvimento de novos fármacos. Os cientistas revelam o seu enorme poder curativo.

No tecto do mundo
Os nómadas quirguizes do Afeganistão sobrevivem numa das mais remotas paragens da Terra: uma faixa estreita e montanhosa encravada entre o Tagiquistão, o Paquistão e a China.

Arqueologia por satélite
As imagens de satélite ajudam os cientistas a localizar e a cartografar tesouros arqueológicos ocultos.

Cartógrafo de crises
Em 2010, Patrick Meier idealizou um mapa online para ajudar as vítimas do sismo do Haiti. A sua iniciativa provavelmente salvou centenas de vidas.

A alegria é redonda
Em todo o território africano, os sacos de plástico, a roupa velha e os pneus usados têm o poder de se transformar nas esferas mágicas que são bolas de futebol. Com elas nos pés, os meninos voltam a ser meninos.

Era uma vez uma casa
Na Finlândia rural, a natureza recupera antigos domínios: casas abandonadas converteram-se num novo habitat para animais selvagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário