22/05/2013

National Geographic n.º 142

A nova era da exploração
Para comemorar o 125º aniversário da fundação da National Geographic Society, iniciamos uma série  de reportagens a publicar ao longo do ano para ilustrar os diferentes aspetos da paixão humana face aos desafios da exploração.

Genes irrequietos
Desde que a nossa espécie migrou do continente africano há milhares de anos, a humanidade não deixou de ampliar os seus horizontes. Os cientistas estudam o genoma humano à procura de pistas que revelam a chave para a nossa curiosidade inata.

Pioneiros do risco
Iniciamos uma série de entrevistas a homens e mulheres que vão para além do limite das suas forças, arriscando a vida em nome da exploração.

Loucamente longe
Iniciaremos algum dia a loucura de viajar até às estrelas? Analisamos as diferentes possibilidades numa reportagem que documenta também a evolução histórica das campanhas espaciais, desde a sua génese na década de 1950.

Floresta tropical à venda
Na Amazónia equatoriana, as empresas petrolíferas ameaçam uma das últimas reservas prístinas do planeta. O país apresentou ao mundo uma proposta inédita: não exploraria as reservas petrolíferas em troca de uma compensação pelos serviços ambientais da sua floresta.

Os micróbios que habitam entre nós
No nosso organismo, as bactérias suplantam as células numa proporção de dez para um. Embora algumas sejam prejudiciais, a maioria é imprescindível à vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário