27/05/2013

Super Interessante n.º 180

A marca humana
Ao longo dos séculos, o homem foi ocupando e alterando a superfície da Terra. Nas imagens de satélite, podemos apreciar em pormenor o impacto da nossa actividade sobre as paisagens e ecossistemas.
Tecnologia
Autênticos computadores sobre rodas, ligados à internet, os últimos modelos automobilísticos também têm espaço para passageiros indesejáveis: os piratas informáticos.
Energia sem fim
O investigador Adélio Mendes, da UP, quer lançar no mercado uma gama de células fotovoltaicas que imitam a fotossíntese e produzem energia eléctrica .

Botânica -  Plantas raras. Histórias de flores
O mundo vegetal não nos é muito familiar. Prova disso é que costumamos considerar os fungos mais próximos das plantas do que dos animais, quando é o contrário.
O biólogo Jorge Nunes diz-nos como as flores alteraram a face da Terra. Uma história que começou há 130 milhões de anos, quando ainda não havia pétalas, e que continua na atualidade, com autênticas obras de arte.
Saúde - a) A ciência do vinho. b)Mantenha-se jovem. c) Os inimigos da dieta.
a) Bebido com moderação, o sumo fermentado das uvas pode ser um bom aliado da nossa saúde. Dezenas de estudos científicos revelam os efeitos positivos que ele exerce sobre o organismo.
b) Embora a fórmula da eterna juventude continue a ser uma quimera, muitos dos seus ingredientes (biológicos e psicológicos) começam a ser identificados pelos cientistas.
c) Antes de adotar um regime, tenha em conta os fatores que podem sabotar os seus esforços. Embora alguns possam parecer chocantes, estão todos cientificamente demonstrados.
Ciência - Os inventores esquecidos.
A história da ciência narra apenas as façanhas dos seus heróis, aqueles que ficaram com a fama e a autoria das descobertas. Contudo, muitas já tinham sido feitas antes por artesãos, marinheiros e ferreiros, ou mesmo por curandeiros.
História - Crónicas de vampiros.
O tempo dilui a faceta mais monstruosa do vampiro para o transformar numa figura de culto. Como terá surgido a lenda? Certos comportamentos psicóticos e doenças poderiam explicar o mito desses mortos vivos.
Livros - Uma visita ao cérebro humano.
Quem somos? O que somos? O que é e para que serve o cérebro? O neurocientista Castro Caldas responde a estas e outras perguntas.
Arqueologia - Pescador de naufrágios
George Bass, o pai da arqueologia subaquática, mergulha nos mares em busca de barcos naufragados. Cada um, diz, é um capítulo da história humana.

Economia - Do ouro ao euro.
O euro do século XX não resistiu a uma guerra mundial. O século XXI enfrenta um desafio ainda maior.
Animais - Evolução patente nos ossos
O escritor inglês Simon Winchester explorando seu novo livro, Skulls, a espectacular  coleção de esqueletos do taxidermistas Alan Dudley. O fotófrafo Nick Mann retratou-os de todos os ângulos.





Sem comentários:

Enviar um comentário