26/06/2013

Fernando Pessoa - O Teatro do Ser

Fernando Pessoa - O Teatro do Ser


Fotografia e Realização - Victor Belém
Produção - Adriana Novais 
Música - Paulo Miranda

Este vídeo é um trabalho conjunto da investigadora Teresa Rita Lopes e do artista plástico Victor Belém. Resulta de um diálogo praticado através de várias exposições pessoanas (em 1981, itinerante em Espanha; em 1983, itinerante no Brasil; em 1985 no Centro Pompidou, em Paris e na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa). 
O Teatro do Ser pretende pôr em cena momentos fulcrais da vida e da obra de Pessoa. Tenta desencadear a representação do "drama em gente", fazendo-nos assistir ao nascimento e à interação das personagens  pelas quais o poeta se multiplicou.
Pessoa encara as suas aventuras estéticas como uma viagem metafísica. Escreveu mesmo: "E volto à personalidade como um término de linha".
Tentamos surpreendê-lo nessas contínuas viagens para além da personalidade - de máscara em máscara. 
Também a própria vida foi para ele foi sentida como viagem. Por isso este vídeo apresenta-se como entrelação dessas diferentes viagens.
Os parceiros da aventura modernista - uma dessas viagens - têm também lugar nesse palco. Tentamos assim criar a presença de Mário de Sá Carneiro, Almada Negreiros, Santa-Rita Pintor, Cortes-Rodrigues, António Botto, entre outros. Criar presenças é a vocação deste vídeo: a do poeta e do cidadão e daqueles com quem contracenou, e a cidade que foi seu lar.

Maiores de 6 anos

 [VHS]




Sem comentários:

Enviar um comentário