06/06/2013

Mensagem - Fernando Pessoa

Biblioteca Lusitana
Mensagem  foi o único livro de poesia em língua portuguesa publicado em vida por Fernando Pessoa. Poema profético e utópico, onde se fundem a história e o esoterismo  cristão, tem motivado interpretações contraditórias. Sem iludir a polivalência semântica, a complexidade e a ambiguidade da obra, mas também acreditando na sua coerência última, esta nova edição não prescinde da procura dos sentidos ocultos da palavra pessoana.

Esta obra consiste numa leitura didática do livro Mensagem, de Fernando Pessoa, destinada a docentes e alunos dos ensinos secundário e universitário. Tratando-se de uma obra complexa, mas de leitura obrigatória, e fornecida a informação estética, linguística e histórico-cultural necessária a compreensão da obra, sendo dada especial atenção a descodificação da simbologia religiosa sebastianista e esotérica de que o livro se encontra impregnado.

Edição de
António Apolinário Lourenço, coordenador da Biblioteca Lusitana e professor de Literatura Espanhola na Universidade de Coimbra e director do Instituto de Estudos Espanhóis na mesma Universidade.

Editora Angelus Novus


Sem comentários:

Enviar um comentário