13/06/2013

Super interessante - n.º 182

Coisas da Vida
Príncipes efémeros - Lucília Tibério

Pouco compreendidos, e ainda menos apreciados, mereceriam decerto a nossa maior reverência se tomássemos em consideração o seu papel imprescindível na sobrevivência da nossa espécie, e, inclusive, nonosso processo evolutivo.

Caçadores de Estrelas
Solstícios e diâmetros - Máximo Ferreira
É muito antigo o conhecimento de que, no hemisfério norte da Terra, em Junho o Sol "para" de subir no céu, alcançando nesta época a maior altura possível, ao meio-dia de cada lugar.

Astronomia
Descoberta no vale do Mondego - Estrelas do Neolítico
Após estudar os monumentos megalíticos de Carregal do Sal, o arqueoastrónomo Fábio Silva concluiu que estariam alinhados, há seis mil anos atrás, para duas estrelas que emergiam no horizonte.

Psicologia
O poder do sorriso
Está cientificamente comprovado: partilhar com frequência esta expressão facial universal é extremamente benéfico e protege o equilíbrio físico e mental.

Animais - Raça mirandesa em extinção
O ocaso dos burros 
Com a vulgarização do motor de combustão, a força dos burros, que fora outrora essencial na agricultura e nos transportes, começou a ser preterido. O biólogo Jorge Nunes revela histórias e curiosidades destes companheiros ancestrais da humanidade, que correm o risco de desaparecer. 

Sem comentários:

Enviar um comentário