07/08/2013

Esa - The European Space Agency - World Solar Challenge

The European Space Agency
World Solar Challenge
(DVD)


30,10 min.

O carro solar holandês Nuna II, utilizando tecnologia espacial da ESA, acabou em primeiro lugar no World Solar Challenge (Desafio Solar Mundial), uma corrida de 3.010 km através da Austrália para carros movidos a energia solar.
Tendo partido de Darwin no domingo, 19 de Outubro, o Nuna II atravessou a linha da meta em Adelaide na quarta-feira, 22 de Outubro, com um novo tempo recorde de 30 horas e 54 minutos, batendo o recorde anterior de 32 horas e 39 minutos, conseguido pelo seu precursor holandês Nuna em 2001. 
Nuna II, o carro solar de corrida da era espacial da Holanda, tomou a liderança desde o início. Antes do início da competição, já era apontado como um forte favorito pelo facto deste carro de corrida aerodinâmico – tal como o seu antecessor Nuna em 2001 – utilizar tecnologia espacial avançada, fornecida à equipa através do TTP , Technology Transfer Programme (Programa de Transferência de Tecnologia) da ESA, o que lhe permite atingir uma velocidade máxima teórica de 170 km por hora.
O revestimento exterior otimizado aerodinamicamente é constituído por plásticos da era espacial para o manter leve e resistente. A estrutura principal é fabricada em fibra de carbono, reforçada na parte superior e no guarda-lamas com aramide, mais conhecida sob o nome comercial de Twaron. Twaron é um material utilizado nos satélites para proteção contra impactos de micro-meteoritos e, hoje em dia, também em equipamento de alto desempenho, como os coletes à prova de bala.
O revestimento do carro é coberto com as melhores células solares de arsenieto de gálio de junção tripla, desenvolvidas para satélites. Estas células absorvem até 20% mais energia do que as utilizadas no Nuna, para a corrida de 2001. A ESA utilizou estas células solares pela primeira vez, quando a missão SMART-1 de demonstração tecnológica foi lançada para a Lua, apenas algumas semanas antes da corrida.


Sem comentários:

Enviar um comentário