30/04/2014

Super Interessante nr.º 186

Estufas espaciais - o ecólogo Wieger Wamelink lidera um projeto que estuda a forma como se desenvolvem diversas espécies vegetais em ambientes parecidos com os de Marte e da Lua.

O lado escuro do universo - filamentos de massa escura: O astrofísico Paulo Afonso descreve os avanços para esclarecer o mistério da massa e da energia escuras.

Super portugueses - O cavaleiro do Preste João - o quarto filho de Vasco da Gama morreu em defesa do imperador da Etiópia. Talvez este sacrifício tenha contribuído para a sobrevivência do cristianismo no país.

Fotógrafos cósmicos - por vezes, as sondas que exploram o espaço próximo da Terra têm a sorte de se encontrar no lugar certo e no momento oportuno para registar os espetaculares fenómenos naturais que ocorrem no nosso galáctico.

As mulheres na investigação - carreira discriminada. Piores salários, menos subvenções, entraves para alcançar cargos de responsabilidade.

Uma mulher no mundo da robótica - Corinna Lathan é um exemplo excecional de êxito no mundo da engenharia e da robótica.

Psicologia - Sherry Turkle estuda a psicologia da nossa interação com as máquinas inteligentes e os robôs sociáveis e adverte que essas relações não podem substituir as humanas.

Natureza - A bomba biótica - as florestas atraem as precipitações. É o que sustenta uma polémica hipótese, a da bomba biótica, que poderá revolucionar a nossa compreensão do clima.

Tecnologia - Uma equipa do INOV-Inesc Inovação, participa no projeto europeu LEXNET. O desafio, que terá que estar cumprido nos próximos dez a vinte anos, consiste em reduzir para metade as radiações emitidas pelas telecomunicações sem fios.

A energia do mar - do vento às ondas e às marés, passando pelas algas.

Monstros marinhos - a recente descoberta, na China, de 20 mil fósseis marinhos do Triássico faz luz sobre o mundo aquático pré-histórico e explica como a vida recuperou após a extinção do Pérmico.

Bactérias empreendedoras - poderiam ajudar-nos a substituir o petróleo como fonte de energia, a reciclar qualquer desperdício, ou mesmo a colonizar Marte. Novos estudos revelam o imenso potencial de muitos micro-organismos como fábricas naturais.



Sem comentários:

Enviar um comentário