Grandes Compositores - Franz Joseph HAYDN
Royal Philharmonic Orchestra - CD
Para todos
Royal Philharmonic Orchestra - CD
Franz Joseph Haydn nasceu em Rohrau, Áustria, a 31 de março de 1732 e morreu a 31 de maio de 1809. Haydn é o iniciador de uma nova fase na história da música. Não foi homem de grande cultura, mas de rara inteligência musical. A sua experiência em conjuntos ambulantes, nas ruas, onde era impossível o acompanhamento de baixo contínuo, levou‐o a compreender a autossuficiência do conjunto instrumental de cordas. Com a sua obra desenvolve-se uma nova polifonia instrumental, sem o apoio harmónico do baixo contínuo.
Haydn é o primeiro nome da tríade “clássica”, seguido por Mozart e Beethoven. Mas não deve ser tomado por um iniciador primitivo de um estilo depois aperfeiçoado. A sua obra, ou pelo menos a parte válida de sua obra imensa, já é perfeita dentro de suas proposições. E o que se propôs foi justamente o aperfeiçoamento de uma nova linguagem musical. A sua origem musical foi o folclore musical da Baixa Áustria, e nesse sentido a sua música é inconfundivelmente austríaca, mas o seu ponto de chegada, o enriquecimento da música instrumental, foi um idioma universal falado por todos os músicos modernos, e não só pelos clássicos vienenses.
As secções mais importantes da música instrumental de Haydn são as sinfonias e quartetos. As primeiras sinfonias, que não sobreviveram no repertório, datam da década de 1760. Serve‐se nelas de elementos da música barroca, conjugando, em pequenas orquestras, instrumentos de sopro e cordas. Quanto à estrutura, Haydn não tardou em adotar a divisão em quatro movimentos: allegro, andante, minueto e segundo allegro.
Para todos
Sem comentários:
Enviar um comentário