08/07/2013

Jornal de Letras n.º 1115

José Carlos de Vasconcelos
Universidade de Coimbra, Património Mundial
"A declaração da Unesco, deve ser o início de um caminho de maior valorização no presente e de construção de um novo futuro.
A declaração da Universidade de Coimbra (UC) como Património Mundial da Humanidade pela Unesco, tem inegável valor simbólico e é muito importante para a mais antiga universidade portuguesa e lusófona, para a cidade e para o país.
A ilha de Saramago
"O contacto com a secura e o reconhecimento dos poros da pedra levou-o a interessar-se mais pela matéria de que está feita a estátua do que das dobras que o escultor obtém quando a modela", disse Pilar del Rio.
As palavras da jornalista foram pronunciadas  a 15 de Junho, em Tias, Lanzarote ,na cerimónia de inauguração de uma escultura em homenagem ao escritor em lembrança dos três anos da sua morte.
Katherine Vaz
As cores da memória
Dois dos mais destacados escritores norte-americanos descendentes de portugueses vão estar em Portugal nas próximas semanas, no Disquiet.
O JL atravessou os estados Unidos da América para os conhecer, e para descobrir esta literatura que se faz de lembranças lusas e realidades americanas. Sempre na fronteira de dois mundos: os dois lados do Atlântico. 
Pedro Eiras
Inocência(s)
Em A Cura, romance ensaístico ou filosófico, Pedro Eiras faz cruzar diversas modalidades de inocência ou de pureza, isto é de crença exacerbada  em princípios incontestáveis de vida.
Palcos de Verão
O Verão pode ter chegado indeciso e as previsões meteorológicas serem ou não famosas. Pouco  importa. Se ninguém acredita no impacto climático na economia, muito menos afecta os festivais. Aí estão em força, com calor ou sem ele. De música clássica, jazz, etno, rock, de teatro, de cinema e de todas as artes.




Sem comentários:

Enviar um comentário