26/06/2013

Continentes em Movimento

Ed. Flamina - Continentes em Movimento

Realização e Animação - Co Hoedeman
Texto - J. Tuzo Wilson

Estudos científicos levados a cabo no mundo inteiro confirmam hoje que a massa terrestre se encontra em movimento perpétuo. Um movimento multidirecional e muito lento, resultante das alterações contínuas na configuração das terras e das águas.
Assim há uns cem milhões de anos só havia um super continente, que se dividiu em vários sob a pressão dos fenómenos naturais de expansão  e contração a que foi submetido. Como chegaram os cientistas ao conhecimento destes novos dados? 
As respostas essenciais a este problema tão complexo encontram-se no filme, sob a forma de comentários, mas também graças às imagens, maquetes e gráficos, que, para além de ilustrarem o texto, o tornam claro e inteligível. Um cientista eminente cujos trabalhos são hoje universalmente reconhecidos, J. Tuzo Wilson professor de Geofísica na Universidade de Toronto, prestou o seu concurso à realização deste filme. Aos seus conhecimentos científicos, o professor Wilson alia o dom raro de divulgador. Evitando recorrer a fórmulas complexas, consegue entusiasmar um auditório de leigos numa ciência árida em si, mas apaixonante na medida em que diz respeito ao nosso planeta e aos continentes que derivam imperceptivelmente  sob os nossos pés.
Um filme para os jovens investigadores, sim, mas também para todos os que se interessam, minimamente que seja, pelo estudo da Terra e dos fenómenos com ela relacionados.

Maiores de 6 anos
9 min.

[VHS]


Sem comentários:

Enviar um comentário