26/06/2013

Eça de Queirós - Realidade e Ficção

Eça de Queirós - Realidade e Ficção
          


Comissão científica - Isabel Pires de Lima
Autor do Guião - Arq. Campos Matos

Eça de Queirós Entre Milénios Pontos de Olhar

Cem anos de memória(s) de um escritor - esta a visita que propomos na viragem de milénio. Eça de Queirós, o grande mestre do romance português moderno e certamente o mais popular entre os nossos escritores do séc. XIX morreu há cem anos em Paris aonde o levou a vida diplomática. Havana, Newcastle, Bristol foram outros tantos postos que ocupou. Daí lançou o seu olhar crítico e sarcástico sobre o mundo do seu tempo em crónicas e obras de ficção que visaram a política, a religião, a literatura, a mentalidade burguesa, a hipocrisia social. Mas o seu campo de eleição foi sempre Portugal, cenário da maioria das obras de ficção e lugar onde todas as suas obsessões desaguam.
Este vídeo desenha as rotas internas e externas percorridas por Eça de Queirós, pretende seguir-lhe os passos e as opções estéticas e ideológicas, penetrando nas atmosferas que o rodearam e visitando os lugares e as circunstâncias que conheceu, no sentido de dar a ver como se entretecem "realidade e ficção".
Pretende, enfim, o Instituto Camões revisitar um escritor capaz de atravessar milénios, a partir de diversos pontos de olhar - pontos de olhar de Eça sobre o mundo, pontos de olhar do mundo sobre Eça.

Instituto Camões
(Há uma cassete em inglês) 

Para todos

 [VHS]



Sem comentários:

Enviar um comentário