História e Geografia de Portugal
Da União Ibérica à Lisboa Pombalina
Quando D. João III morreu, Portugal já não era a potência poderosa do tempo de D. Manuel I. O comércio com a Índia não dava os mesmos lucros do passado e várias epidemias continuaram a matar muitos portugueses.
O império espanhol atinge a sua máxima expressão após a anexação de Portugal. Para o nosso país, esta união ibérica trouxe alguns prejuízos. O descontentamento popular foi aumentando e várias revoltas estalaram por todo o país. No dia 1 de Dezembro de 1640 os portugueses conseguiram pôr fim a 60 anos de domínio filipino. Ao findar o séc. XVII chega do Brasil a notícia da descoberta das minas de ouro. O Brasil converte-se então na força e riqueza de Portugal. Para lá vão escravos africanos e emigrantes. A descoberta do ouro provocou muitas transformações no modo de vida de alguns portugueses, principalmente no reinado de D. João V. A Corte era rica e faustosa e os monumentos que se constroem são grandiosos e ricamente decorados.
Com o Marquês de Pombal, intensifica-se a dureza do poder mas também se introduzem inovações muito importantes na indústria, ensino e principalmente no projeto urbano de Lisboa após o terramoto de 1755.
Para Todos
[VHS]
[VHS]
Sem comentários:
Enviar um comentário