27/05/2013

National Geographic n.º 136

À mercê do sol
Os astrónomos prevêem que, ao longo dos próximos anos, enormes tempestades solares vão afectar a Terra, provocando danos nos sistemas de comunicação. A comunidade científica tenta prever a sua intensidade e o momento preciso da sua chegada com o objectivo de reduzir o potencial destrutivo.

Mortes misteriosas em Pompeia
Semanas após a erupção do Vesúvio no ano 79 d.C., ladrões entraram numa casa rica de Pompeia. Que procurariam? Uma equipa de arqueólogos regressou ao local dos acontecimentos para resolver um mistério que remonta à Antiguidade.

Coruja-dos-urales
Feroz, com grande envergadura de asas, a coruja possui garras temíveis. No entanto uma certa fêmea não se importou de se transformar na musa de um fotógrafo.

Vozes em risco
A cada duas semanas uma língua extingue-se no mundo. Os especialistas estimam que até finais deste século poderão perder-se quase metade das línguas do planeta à medida que os seus falantes vão abandonando em favor das línguas maioritárias.

Fogo Antártico
Num dos pontos mais frios da Terra, não se vê sol durante quatro meses, mas há um lugar onde as temperaturas alcançam máximos extremos. Uma equipa de cientistas deslocou-se até ao monte Erebus, o vulcão mais meridional do mundo para investigar organismos que prosperam num ambiente inóspito.

Sem comentários:

Enviar um comentário