23/05/2013

National Geographic n.º 135

Vaticano secreto
Entrámos no Arquivo Secreto do Vaticano, repositório dos documentos mais relevantes da história da Igreja Católica.
Socotorá, a ilha misteriosa
A meio do caminho entre África e a Ásia, esta ilha alberga uma miríade de endemismos.
Uma página dos Descobrimentos
Em pleno oceano Índico, mas demasiado próximo da costa oriental africana e da costa meridional da península Arábica, a ilha Socotorá dividiu estratégias de expansão marítima portuguesa durante uma década no século XVI.
Soldados de terracota a cores
Um exército de soldados de terracota enterrado no túmulo de Qin Shi Huang Di, o primeiro imperador da China, destinava-se a proteger o soberano na viagem para o Além. Pintados com cores vistosas,  exibem-se agora em todo o seu esplendor graças às recentes investigações arqueológicas.
Zooplâncton, o maná do oceano
Em homenagem ao navegador italiano Alessandro Malaspina, uma expedição científica levou a cabo uma viagem de circum-navegação para recolher amostras e estudar a ínfima variedade de organismos planctónicos que povoam as camadas mais superficiais do oceano.

Marselha multicultural
Com reputação de cidade difícil e rebelde, de porto que atrai todo o tipo de contrabando e todo o tipo de gente, a urbe mais multicultural da Europa antecipa o que poderá ser o futuro do Velho Continente, um caldeirão de etnias e culturas, fruto de um imparável fluxo de emigração.

Sem comentários:

Enviar um comentário