23/05/2013

National Geographic n.º 127

Cérebros brilhantes
Pelo prisma da evolução, os comportamentos mais exasperantes da puberdade poderão ser a chave para a transição até à fase adulta.
O gelo fino
O Antártico está a aquecer tão depressa que, em 2050 talvez nem tenha gelo no Verão. Ali, os ursos polares lutam pela vida.
A história de um navio
Tudo aponta para que os destroços encontrados junto de uma praia andaluza correspondam ao navio francês Fougueux, naufragado durante a batalha de Trafalgar.
A década de fogo
A primeira década do século XIX foi atribulada em Portugal. As invasões francesas e a fuga da corte para o Brasil marcaram a vida portuguesa, justificando a escassa participação na batalha de Trafalgar.
Adirondack, sempre bravio
Numa reserva natural do estado de Nova Iorque, convivem em perfeito equilíbrio os interesses modernos e a conservação da floresta. O compromisso cívico dos residentes e a proteção regulamentada através de leis estaduais tornaram estas paragens um milagre de regeneração.

Selvagens em casa
Até hoje, poucas espécies animais foram domesticadas com sucesso. Segundo os investigadores, isso deve-se aos genes. Aparentemente, as espécies com maior probabilidade de domesticação são aquelas que apresentam maior predisposição para o contacto com os seres humanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário