27/05/2013

Dinheiro & Direitos n.º 116



Fundos de investimento
Apesar dos progressos registados na resolução da crise na zona euro, em 2012, as melhores oportunidades de investimento continuam a estar fora da moeda única. 
Multas de trânsito
Paga primeiro, reclama depois: é a máxima aplicável às multas de transito. Ao contrário da generalidade das leis, o Código da Estrada presume a culpa, não a inocência, do condutor.
Reclamar nos seguros
Comece por contactar a seguradora, de preferência através de carta registada. Algumas seguradoras dispõem de áreas de reclamação nos seus sítios  na Internet. Se optar por esta via, peça um recibo recepção e guarde cópias de todas as comunicações.
Despedimentos
Despedimentos colectivos e extinções de posto de trabalho estão na ordem do dia. Reclame os seus direitos se a empresa decidir dispensá-lo. A entidade patronal tem várias opções para pôr fim ao contrato sem o acordo do trabalhor: justa causa, despedimento colectivo, extinção do posto de trabalho e inadaptação.
Casas de penhores
Saiba quanto custa empenhar uma jóia de família, se não tiver alternativa de financiamento. Em teoria, qualquer objecto com algum valor pode ser penhorado, exceto artigos militares, armas de fogo e bens móveis sujeitos a registo.
Lares de Idosos
Dois terços dos idosos não ganham para pagar a sua estadia, tendo que recorrer a poupanças ou à ajuda da família, revela o inquérito feito a quase 700 portugueses. Além da mensalidade fixa, os lares podem cobrar bens e serviços que não estejam incluídos no contrato.
Taxa fixa
Se já tem crédito à habitação, não mude para a taxa fixa. No caso de contratar agora, só compensa se um aumento da Euribor fizer disparar a variável indexada.





Sem comentários:

Enviar um comentário