23/05/2013

National Geographic n.º 141

As maiores árvores do mundo
Uma equipa de cientistas mediu uma sequóia gigante com 3200 anos e 75 metros de altura para criar uma imagem fotográfica completa da árvore, desde a raiz até à copa. A expedição revela novos dados sobre o padrão de crescimento e o habitat destes gigantes da floresta.

O regresso dos xamãs
Atribui-se aos xamãs a capacidade de comunicar com os espíritos e de curar, o que lhes confere uma posição elevada em várias culturas. Na atualidade, os xamãs recuperam antigas tradições e ganham adeptos na Sibéria, na Ásia Central e na Mongólia.

Aves-do-paraíso
Após 18 expedições e oito anos de trabalho de campo, um ornitólogo e um fotógrafo documentaram e fotografaram, no seu habitat, as 39 espécies conhecidas de aves-do-paraíso.

Vikings na América
Segundo o rasto subtil de objetos descobertos no Ártico canadiano, uma arqueóloga propõe um capítulo perdido na história do Novo Mundo.

Folhas, prodígios da botânica
Cerosas ou espinhosas, verdes ou de um branco prateado, todas as folhas desempenham a mesma função: transformar a luz em vida.

Metano
O metano liberta-se de várias fontes, seja de lagos anteriormente congelados ou da actividade de bovinos. Será o combustível do futuro ou uma bomba climática?

Sem comentários:

Enviar um comentário