22/05/2013

National Geographic n.º144

Bonobos, os chimpanzés pacifistas
Apesar das evidentes semelhanças, bonobos e chimpanzés comportam-se de modo muito diferente. Os primeiros, cuja área de distribuição se limita às florestas da margem esquerda do rio Congo, são menos violentos e mais propensos a fortalecer laços afetivos. Uma investigação recente revela novas pistas sobre a vida sexual e o comportamento social destes primatas.

Veículos aéreos não tripulados
Demonstraram a sua eficácia em todo o tipo de missões militares e agora poderão ser utilizados em missões civis. Entre as possíveis funções, está a patrulha de fronteiras,  a pulverização de colheitas... e, quem sabe?,  vigilância de todos nós.

O esplendor da antiga Líbia
O país do Norte de África viveu durante décadas submetido a um ditador que ignorou a identidade e a história milenar do território. Agora, após a queda do regime de Kadhafi, a Líbia inicia a difícil tarefa de projetar o futuro.

Em busca de Doggerland
Há décadas que os marinheiros do mar do Norte arrastam para terra nas suas redes vestígios de um mundo desaparecido. O que acontece quando uma comunidade é consumida pela subida do nível das águas?

Conservação e redes sociais
As tecnologias que nesta era digital tornaram possível a participação cívica poderão ajudar o esforço de conservação das espécies ameaçadas.

Exploração de águas geladas
A biologia marinha Rhian Walter mergulha nas águas geladas dos fiordes do Alasca para estudar de perto os corais de profundidade.

Jardins noturnos
Ao cair da noite, cerejeiras japonesas, nenúfares franceses e tílias americanas iluminam-se sob a luz da Lua. Um jogo de sombras invade os jardins mais belos do mundo.




Sem comentários:

Enviar um comentário