27/05/2013

Dinheiro & Direitos n.º 115



Mais IRS
Com a aprovação do Orçamento para 2013, a tradicional pergunta dos contribuintes. "Quanto vou pagar a mais no próximo ano?" é substituída por "Como vou conseguir pagar mais?"
Seguro de viagem
Se  o destino da viagem é um país europeu, trate com antecedência do cartão europeu de seguro de doença. Este permite aceder aos serviços de saúde do país de de destino em condições idênticas às dos cidadãos nacionais.
Condomínio
Esclareça algumas dúvidas através dos comentários dos especialistas a cinco questões colocadas pelos leitores.
Investir em imóveis
Apesar da desvalorização, o preço das casas continua muito elevado. É pouco rentável comprar para arrendar. Condições sociais e económicas instáveis, diminuição demográfica, aumento da carga fiscal e restrição no acesso ao crédito contribuíram largamente para uma diminuição da procura imobiliária.
Multirriscos-habitação
Nunca se espera, mas tragédias podem acontecer, deixando os consumidores a braços com prejuízos que nem sempre conseguem suportar. A lei só obriga quem vive em condomínio a contratar um seguro de incêndio. Mas qualquer proprietário tem interesse em investir num seguro multirriscos-habitação, que cobre o risco de incêndio e de outros, como tempestades, inundações, roubo ou sismos.
Crédito habitação
Dadas as crescentes dificuldades das famílias em pagar os empréstimos, o governo publicou um conjunto de diplomas. Pretende, assim, criar meios para os bancos detetarem atempadamente situações de incumprimento, bem como definir mecanismos de apoio para quem deixa de pagar.





Sem comentários:

Enviar um comentário