23/05/2013

National Geographic n.º 134

Planeta sem gelo
Há 56 milhões de anos, um aumento brusco do nível de carbono na atmosfera provocou uma subida da temperatura em todo o mundo. A vida na Terra manteve-se e inclusivamente prosperou, mas sofreu uma drástica transformação.

Um desenho na sua época
Na década de 1860, o dramatismo da guerra da Secessão foi captado por ilustres enviados para a frente de batalha. O seu legado ficou para a história e é agora recuperado por historiadores.

A beleza resistente da Islândia
Numa terra esculpida por glaciares e vulcões, os seres humanos e os animais transformaram a paisagem islandesa. Mas o que resta ainda é espetacular.

A mão comum
As nossas mãos partilham a mesma origem e desenvolvimento com os apêndices dos gatos, golfinhos ou lémures. Os cientistas descobriram que as diferenças são o resultado de ligeiras variações produzidas num grupo específico de genes.

Coalas cercados
Símbolo da Austrália, o coala está em crise. Investigadores e conservacionistas amadores lutam para salvar estes marsupiais ameaçados pela doença e pela expansão urbanística.

Onde os escravos mandam
Escravos fugitivos ergueram comunidades secretas no Brasil colonial. Agora, os quilombos lutam pelos seus direitos legais.

Sem comentários:

Enviar um comentário