23/05/2013

National Geographic n.º140

Salvar a chita
O mais veloz dos grandes felinos é também um dos mais ameaçados. Capaz de se adaptar a condições agrestes, a chita trava uma luta constante pela sobrevivência. A expansão da agricultura, da criação de gado e dos povoados humanos reduziram mais de 90% da sua área de distribuição  no último século.

Um robot no Fórum Romano
Uma equipa de arqueólogos, engenheiros e espeleólogos aventurou-se nas entranhas do Fórum na companhia de Lucíos, um veículo robótico de última geração. O resultado foi uma nova e pormenorizada perspectiva do local onde foi forjado o maior centro de poder da Antiguidade Clássica.

Navegando sobre dunas
Há quinze anos que o fotógrafo George Steinmetz sobrevoa em paramotor os desertos mais árduos do planeta, guiado pelo incessante movimento das dunas. Tudo começou num recôndito canto do Saara, no Norte do Chade.

Pinguins-Imperador
Os cientistas encontraram por fim uma explicação para a incrível velocidade que estas aves das regiões austrais  alcançam na água e nos seus saltos espectaculares para o gelo marinho, onde se colocam a salvo das focas-leopardo.

A evolução de Cuba
Cuba está a mudar. A população responde às reformas, mas paira no ar um clima confuso de excitação, humor negro e muito cepticismo. Para onde caminha a ilha mais famosa das Caraíbas?

Sem comentários:

Enviar um comentário